sábado, 27 de Abril de 2024  19:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-07-2012

Metade das bicicletas mais famosas de Paris foram feitas em Águeda



A Velib’ é de quem quiser pedalá-la: há cinco anos que integra a rede de transportes públicos da capital francesa, aluga “liberdade, ecologia e saúde”, empresta “vida parisiense” a visitantes e moradores, e é uma bicicleta “made in” Portugal, mais precisamente na fábrica da Órbita, em Águeda.
São 23 mil e fizeram ontem cinco anos. Estão espalhadas pelos 1.700 pontos de acesso em toda a cidade e arredores. Funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Têm habitués, fãs e curiosos.
As Velib’ são as bicicletas mais famosas de Paris, e metade das que correm a cidade foram feitas em Portugal. Este sistema de bicicletas urbanas foi “um ponto de partida muito importante” para a empresa Órbita, disse à Lusa o presidente da empresa, Aurélio Ferreira.
Em cinco anos, estas bicicletas fizeram mais de 130 milhões de trajetos e conquistaram mais de 220 mil clientes anuais. Em 2011 foram alugadas mais de 30 milhões de vezes.
“Hoje, o mundo está todo preocupado com a mobilidade, e somos consultados permanentemente para bicicletas urbanas. Estamos com um sistema de bicicletas urbanas que está a ter uma grande aceitação em Portugal e em todo o mundo”, afirmou.
Este modelo, que os pés do mundo inteiro pedalam em Paris, é “muito especial” e “continua atual”. O responsável diz que a empresa tem apenas substituído algumas peças com desgaste normal, e garante que tudo “está a funcionar impecavelmente”. Os ciclistas, dos ocasionais aos diários, confirmam.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®